Para que serve o lápis branco?

clint-eastwood-desenho-a-lapis-rick-fortson

Hoje a Papelero vai matar aquela curiosidade que te acompanha desde pequeno: para que serve o lápis branco na caixa de lápis de cor?

O lápis branco está longe de ser apenas mais uma cor dentro da caixa, existem várias funções para a sua cor. Geralmente, os desenhistas utilizam o lápis como um esfuminho. O motivo é simples, veja só na imagem abaixo. Quando colorimos com um lápis de cor, o preenchimento muitas vezes fica granulado, o lápis branco reduz essa irregularidade do traço e suaviza o tom. Dessa forma, pode ser usado também para fazer o gradiente entre duas cores, deixando você livre para brincar com tons diferentes em uma pintura.

lapisbranco

Além disso, o lápis branco serve como isolante! Se você não quiser errar o preenchimento ou não quiser invadir uma área de um desenho, é só passar o lápis branco na área que ela reduzirá a fixação de outro lápis. Se você errar e colorir sem querer por cima, perceba que a cor poderá sair facilmente com a ajuda de uma borracha.

E não para por aí! O lápis branco também pode servir para iluminar algumas áreas do desenho. Como é o caso desse exemplo do autor Karandash Znamenitosti. Ele usa o branco para dar destaque as áreas do rosto, fazendo com que as sombras fiquem mais claras. Essa técnica dá volume ao desenho, inclusive se você estiver usando um papel mais escuro, como é esse caso (kraft).

desenho1

Viu só? Não esqueça mais o lápis branco no fundo da caixa e aproveite as suas utilidades! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: